terça-feira, 23 de novembro de 2010

Lembranças de Aniversário - Margaridas da Manuela - Bem-me-quer, mal-me-quer

A Manuela fez um festinha no jardim, e distribuiu aos seus amigos diversas mudas de margaridas, branquinhas e amarelas.

As Margaridas são associadas a idéias de simplicidade e modéstia. Na época vitoriana era um nome popular, pelo qual eram designadas as moças doces e meigas. Existem mais de 20.000 variedades desta flor espalhadas pelo mundo, com várias denominações: mal-me-quer, margarida-de-paris, margarida-olga, olguinha, céu-estrelado, entre outras.

De origem asiática e européia, as Margaridas são flores campestres que crescem próximas ao solo, medindo até 60 centímetros de altura. Gostam de sol com clima ameno ou frio e floresce no outono e no verão. Gosta de água, mas não de solo encharcado, que deve ser rico em matéria orgânica.

A flor é chamada de "mal-me-quer, bem-me-quer" numa referência à brincadeira que teria sido crianda na Idade Média de arrancar, uma por uma, as pétalas da flor, questionando se o seu amor ainda lhe quer. A última pétala é a que vai indicar se a resposta é sim ou não.

Em inglês, as flores Margaridas são conhecidas como daisy, de day´s eye que significa olho do dia, uma alusão ao movimento que elas fazem ao se abrirem e fecharem com o sol. Podem reparar que as pétalas ficam fechadas durante a noite e se abrem durante o dia!

2 comentários:

  1. Ficaram mesmo muito lindas essa lembrancinhas. Para mim, margaridas, ainda mais as mini, são sinônimo de alegria. bj,

    ResponderExcluir

Não deixe de mandar um email para o contato@lepetitvert.com.br com as suas dúvidas e comentários! Nem sempre estamos ligados aqui no Blog! :)