quarta-feira, 28 de julho de 2010

Índice de desmatamento na Amazônia aumenta no mês de junho

De acordo com matéria publicada na uol notícias, o desmatamento na Amazônia voltou a subir em junho, mês em que as motosserras avançam mais por causa do período seco, que facilita o corte e o transporte da madeira ilegal na região, de acordo com levantamento da organização não governamental Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Os satélites registraram 172 quilômetros quadrados (km²) de desmate, aumento de 15% em relação a junho de 2009. O Pará liderou o desmatamento no mês, seguido pelo Amazonas, e por Mato Grosso.

A tendência de aumento do desmate apontada pelo Imazon vai na contramão do que mostram até agora as estimativas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável pelas estatísticas oficiais do desmatamento, que informa a redução de 47% da devastação em relação ao período anterior, de acordo com os alertas do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter). A taxa anual do desmatamento é calculada pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), também do Inpe, e deve ser divulgada em outubro.

A ideia é educar e conscientizar, para que de fato o desmatamento diminua e o reflorestamento aumente. A Le Petit Vert já abraçou essa causa - pense localmente e aja localmente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de mandar um email para o contato@lepetitvert.com.br com as suas dúvidas e comentários! Nem sempre estamos ligados aqui no Blog! :)